A Romaria de 2025, realizada no domingo, 19 de outubro, reuniu uma multidão de fé e devoção nas ruas de Castanhal. Segundo estimativa do Corpo de Bombeiros, cerca de 250 mil fiéis participaram do evento, que se consolida como um dos maiores atos religiosos da região Nordeste do Pará.
A programação começou ainda ao amanhecer, com alvorada festiva às 5h, uma espécie de convite aos devotos, em seguida, às 6h, a procissão parte da Paróquia Matriz de São José rumo à Catedral Santa Maria Mãe de Deus, para a missa solene às 7h.
Este ano, a celebração foi presidida por Dom José Albuquerque, bispo da Diocese de Parintins (AM), que expressou admiração pela grandiosidade da manifestação de fé dos castanhalenses. “Fiquei impressionado com a fé e a alegria desse povo, que celebra Nossa Senhora de Nazaré com tanto amor”, afirmou o religioso, incentivando os fiéis a permanecerem “firmes na comunhão, na missão e na caridade”.
Após a missa, a grande procissão seguiu em direção ao Santuário do Apeú, em um percurso de aproximadamente seis quilômetros, conduzindo a berlinda de Nossa Senhora de Nazaré em cima de uma réplica da locomotiva Maria Fumaça; sob cânticos e orações.
Com o tema “Como Maria, peregrinos da esperança”, a Romaria de Castanhal 2025 se consolida como o maior evento do calendário religioso do município que conta com grande número de servidores da SEMUTRAN, Guarda Civil, SEMOB, SINFRA e Subprefeitura do Apeú trabalhando na logística da procissão.
Além do apoio dos servidores que trabalham efetivamente na preparação, na procissão e no pós-romaria, a Prefeitura de Castanhal inovou ao dispor de lixeiras para coleta de resíduos sólidos e de banheiros químicos no percurso até o Apeú.




