Em uma iniciativa pioneira que alia educação, produção sustentável e preservação ambiental, a Prefeitura de Castanhal inaugurou nesta quinta-feira, 26, o Apiário Municipal de Castanhal. O projeto foi criado para garantir o manejo seguro e sustentável de enxames urbanos, oferecendo proteção à população e, também, para fortalecer a cadeia produtiva do mel.
A cerimônia de inauguração contou a presença do prefeito Hélio Leite, dos secretários municipais Francisco Carlos (SEMADA), Rosimar Possidônio (SEMMA), Sidneya Santiago (SEMAS), Maria dos Remédios (SEMUTRAN), Raimundo Santos (SUB-APEÚ), Eduardo Júnior (SEMICS); dos vereadores Vânia Nascimento, Marlon do Dama, Zé do Ovo, Elton Sampaio, Adonay Félix e Carlinho Bacabal.
O apiário municipal vai ser uma espécie de centro de acolhimento e o monitoramento de colmeias resgatadas de áreas residenciais ou de risco, evitando o extermínio dos insetos e contribuindo para a preservação das espécies polinizadoras, fundamentais para o equilíbrio ambiental e para a agricultura local.
“A gente vai destinar as abelhas resgatadas para a produção rural do município, trazer os enxames que estão na cidade atrapalhando e causando medo nas pessoas, de maneira segura para o apiário municipal e, futuramente, as caixas já enxameadas serão distribuídas para os agricultores familiares” resumiu o Secretário Municipal de Agricultura, Francisco Carlos.
O apiário está instalado dentro do campus IFPA Castanhal, para fortalecer a integração entre gestão pública, educação técnica e pesquisa científica. A localização permitirá que estudantes e pesquisadores utilizem o apiário como ambiente de estudo, desenvolvimento de tecnologias e ações voltadas a políticas públicas de preservação ambiental e geração de renda.
Com a inauguração do apiário, Castanhal dá um passo importante na proteção da biodiversidade e na promoção de soluções inteligentes para a convivência harmoniosa entre população e meio ambiente.




