Uma grande operação integrada de fiscalização foi realizada nesta quinta-feira, 26, na Avenida Brasil, em Castanhal, via que interliga os bairros Milagre (Santa Lídia) e Jaderlândia e funciona como importante rota alternativa para desafogar o trânsito na BR-316.
A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran) e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Detran, Núcleo de Operações de Trânsito (NOC) e Guarda Municipal. A iniciativa atendeu a uma solicitação da própria secretaria e teve aval do Ministério Público, reunindo diferentes forças de segurança em uma atuação conjunta no município.
Durante a operação, os agentes destacaram que, além da fiscalização, o trabalho tem foco na conscientização da população. “Estamos aqui na Avenida Brasil fazendo uma fiscalização em conjunto, visando não só punir, mas principalmente educar a população sobre a importância da segurança no trânsito”, destacou o agente Aldecy, da PRF, um dos órgãos participantes.
A secretária Maria dos Remédios ressaltou a importância da parceria entre os órgãos envolvidos para fortalecer as ações e ampliar os resultados. A operação busca reduzir acidentes, combater infrações consideradas críticas e melhorar a qualidade de vida dos moradores, com o apoio fundamental da Guarda Municipal nas ações preventivas.
As autoridades também reforçaram a importância do uso de equipamentos de segurança para a preservação de vidas no trânsito. Motociclistas devem utilizar capacete e demais acessórios obrigatórios, enquanto condutores e passageiros de veículos precisam fazer uso do cinto de segurança. No caso do transporte de crianças, o uso da cadeirinha é essencial. A conscientização e o respeito às normas são fundamentais para a construção de um trânsito cada vez mais seguro em Castanhal.