Na manhã da segunda-feira, 14, a Prefeitura de Castanhal reforçou a estrutura da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran) com o recebimento de 250 coletes balísticos e 10 rádios comunicadores HT, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup); os novos equipamentos garantem mais proteção aos agentes e aprimoram a integração das ações de segurança no município.
A entrega aconteceu no auditório da Semutran, com a presença do prefeito Hélio Leite; do secretário de Gestão Operacional da Segup, coronel Tarcísio Costa; da secretária de Transporte e Trânsito, Maria dos Remédios; do inspetor-geral da GCM, Arnaldo Paiva; e do comandante do 5º BPM, tenente-coronel Allan Mariano.
Segundo o coronel Tarcísio Costa, a entrega faz parte da parceria entre o Governo do Estado, a Segup e o município de Castanhal para fortalecer a rede de proteção à população: “O agente de segurança precisa estar seguro para prestar um bom serviço. Esses coletes são de última geração e os rádios agilizam as ações planejadas entre as secretarias municipais e a Segup”.
Para o inspetor-geral da GCM, Arnaldo Paiva, os equipamentos chegam em um momento importante, após a qualificação de mais de 150 agentes das guardas de postos e dos grupamentos de rua. “Esses equipamentos vão fortalecer a atuação dos agentes. Também aguardamos a chegada de outros equipamentos por meio do programa ‘Municípios Mais Seguros’. Esse reforço é muito bem-vindo”.
A secretária Maria dos Remédios destacou a importância da parceria para as duas instituições. “Agradeço ao inspetor Paiva, que se empenhou nesse processo de aquisição dos coletes, que vão beneficiar a Semutran e a GCM”.



“Essa parceria proporciona mais segurança para Castanhal e fortalece cada vez mais a atuação da Guarda Municipal e da Semutran, em conjunto com a Polícia Militar”, afirmou o prefeito Hélio Leite.
Além dos equipamentos entregues, estão previstas mais duas motocicletas por meio da parceria com a Segup e que devem ser entregues em breve. O prefeito também anunciou novos investimentos da Prefeitura na área de segurança.
“Além das duas motos, vamos entregar pela Prefeitura quatro viaturas do tipo caminhonete e mais 10 motos. A segurança pública é fundamental, e precisamos fortalecer a Guarda Municipal e a Semutran, oferecendo melhores condições para que esses profissionais possam desempenhar seu trabalho”, concluiu Hélio Leite.