Servidores públicos municipais participaram de um momento especial na manhã desta quarta-feira (30), com a acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no prédio da Prefeitura de Castanhal. A celebração foi realizada pelo Monsenhor Gabriel, pároco da Paróquia da Matriz de São José.
A acolhida, que ocorre há mais de 20 anos no Palácio Maximino Porpino da Silva, reúne servidores católicos para celebrar e prestar homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, como parte da programação que antecede a Romaria 2026, prevista para ocorrer no dia 18 de outubro, com o tema: “Com Maria, Pastor e rebanho, caminhamos na missão”.
O secretário municipal de Finanças, Gilberto Yamamoto, destacou que a chegada de outubro, mês do Círio em Belém e da Romaria em Castanhal, representa um período importante para a comunidade católica. “Trazer o Monsenhor Gabriel com essa imagem peregrina visitando os órgãos públicos nos deixa emocionados e cheios de orgulho por termos o nosso povo católico nesse momento especial”, disse o secretário.
A visita à Prefeitura de Castanhal faz parte da programação de acolhida da imagem peregrina, organizada pela Paróquia de São José, que contempla órgãos públicos, instituições, empresas e escolas que fazem parte da paróquia. Monsenhor Gabriel lembrou que o município já vive a fase preparatória para a Romaria 2026. “A peregrinação é uma delas. Estamos indo às repartições, escolas, hospitais, comunidades, empresas, bancos e famílias, onde ocorrem as novenas. Acolher com muito amor é emocionante”, enfatizou.
Após a passagem pela Prefeitura Municipal, a imagem peregrina seguiu para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), na Casa da Cultura, onde também foi realizada uma celebração de acolhida. Sobre o período de visitações, Monsenhor Gabriel deixou uma mensagem aos fiéis: “A mãe de Cristo é a mãe da Igreja, dos pastores e dos fiéis. Portanto, todos estão no coração de Nossa Senhora. Vamos para a Romaria. A Romaria é nossa e da nossa mãe”, finalizou.
