A Prefeitura de Castanhal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na sexta-feira, 05/12, no Salão de Eventos do Parque de Exposições, a 17ª edição do Casamento Comunitário, que reuniu 110 casais que oficializaram a sua união em um grande ato coletivo de cidadania, amor e inclusão.
Após a entrada dos noivos, embalada pela marcha nupcial executada pela Banda municipal 28 de janeiro, a cerimônia civil foi conduzida pelos juízes Sara Augusta Medeiros, Cláudia Figueiroa, Ana Louise Santos, Fabrisio Radaelli e Gizele Nascimento; e contou ainda com momento ecumênico marcado pelas bênçãos especiais do Pastor Valdenito Gomes e do Padre Nazareno Araújo.
O prefeito Hélio Leite acompanhou a celebração desde a chegada dos noivos e destacou a emoção de vivenciar mais uma edição do evento: “É uma alegria muito grande poder estar aqui nesse casamento comunitário que a prefeitura realiza mais uma vez. Fico feliz por ter iniciado esse projeto em 2005 e, agora, poder proporcionar novamente essa felicidade para mais 110 casais”, enfatizou.
Também estavam presentes os secretários Sidneya Leite (SEMAS), Luiz Miranda (SECULT), Rione Heringer (SEPLAGE) e os vereadores Vânia Nascimento, Alfredo Castanhal e Rafael Galvão.
Com decoração especial, bolo, bem-casados, brinde com champanhe e sorteio de presentes, o Casamento Comunitário retornou ao calendário municipal em grande estilo, garantindo uma noite inesquecível para os casais, seus convidados e toda a equipe envolvida na organização.
Mais do que um ato formal, a oficialização da união civil representa a garantia de direitos fundamentais, como proteção jurídica da família, herança, partilha de bens, pensão e inclusão do cônjuge como dependente em planos de saúde e previdência.
A gestão municipal garante que o Casamento Comunitário veio para ficar e que já está elaborando detalhes e novidades para a celebração do próximo ano.



