A Prefeitura de Castanhal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), aderiu ao programa federal “Agora Tem Especialistas”, iniciativa do Ministério da Saúde que visa reduzir a fila de espera por atendimentos e procedimentos especializados em todo o país via SUS.
Desde junho, a gestão municipal tem intensificado a realização de cirurgias eletivas com o apoio do programa. Equipes da Atenção Primária em Saúde (APS) e do setor de Regulação têm trabalhado em conjunto para agilizar os processos, agendamentos de exames pré-operatórios e o encaminhamento dos pacientes para os procedimentos cirúrgicos.
Em Castanhal, os mutirões contemplam especialidades como ginecologia, oftalmologia, cirurgia geral e ortopedia. Entre as cirurgias mais realizadas estão histerectomia, laqueadura, vasectomia, correção de hérnias, colecistectomia e procedimentos ortopédicos de média complexidade.
A iniciativa já começa a transformar a vida de muitos castanhalenses, como o caso da paciente Elaine Matos, que aguardava há mais de um ano por uma cirurgia: “O Programa chegou na minha vida no momento muito sério, eu estava há mais de um ano esperando por essa cirurgia e graças a Deus estou aqui”, relatou emocionada.
Com a adesão ao “Agora Tem Especialistas”, a Prefeitura de Castanhal reafirma seu compromisso com a ampliação do acesso à saúde de qualidade e a redução das filas por procedimentos cirúrgicos no município.

MUTIRÕES
O Agora Tem Especialista é uma continuidade do PMAE (Programa Mais Acesso a Especialistas) e desde o início do ano, a SESMA realiza mutirões com objetivo de dar celeridade ao agendamento de consultas, exames e cirurgias eletivas.
No dia 23 de maio, houve Mutirão do Glaucoma, com 200 consultas realizadas; no dia 7 de junho, o mutirão do agendamento de consultas e exames, com 1.100 agendamentos nas especialidades: Ortopedia, Cardiologia, Neurologista e exames de ultrassom; em maio e junho, houve o mutirão da catarata, com 300 cirurgias realizadas; e no dia 5 de julho o mutirão do Risco Cirúrgico: 100 atendimentos no Centro Cardiológico.
Para saber mais sobre o Programa “Agora Tem Especialistas” procure a unidade de saúde do seu bairro.