Realizada na sexta-feira (24/10) a Plenária Municipal de Saúde de Castanhal, com o tema “Avanços e Desafios para a Consolidação do SUS no Pará: Cenário atual de mudanças climáticas, ambientais e sociodemográficas”. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Castanhal, sendo realizado pelo Conselho Municipal de Saúde/ Secretaria Municipal de Saúde.
A secretária de saúde e vice-prefeita, Mylene Costa, fez a abertura da Plenária, juntamente com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Keniellry Daris, e o representante do Conselho Estadual de Saúde, Henrique Nogueira.
Da plenária participaram representantes da gestão municipal de saúde, trabalhadores da saúde e usuários do sistema de saúde municipal.
“A plenária municipal de saúde foi um momento de escuta e construção coletiva, reafirmando o compromisso do Conselho Municipal de Saúde de Castanhal com a defesa do SUS e com a promoção de uma saúde mais justa, sustentável e acessível para todos.”, destacou Keniellry Daris.
Através de votação, a Plenária definiu seis delegados que representarão o município na 15ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada, em Belém, de 10 a 12 de dezembro.
Foram eleitos delegados por Castanhal: Oberdan Siqueira (titular gestão), Juliana Sangalo (suplente gestão), Maria de Nazaré de Oliveira (titular trabalhador), Manoel Ribeiro da Silva Neto (suplente trabalhador), Gustavo Anderson Aviz dos santos (titular usuário) e Edna Maria da Silva e Silva (titular usuário).
Além dos delegados, também foi definida a pauta que o município levará para somar à Conferência Estadual.
Na abertura do evento, os participantes acompanharam a palestra “Avanços e Desafios para a consolidação do SUS no cenário atual de mudanças climática”, com a dra. Aida Mendonça.
Para elaborar a pauta de Castanhal, os participantes discutiram as ideias em três eixos temáticos: Gestão e Financiamento do SUS, Desafios ao Centro Social; e Saúde única, Segurança Alimentar e Sustentabilidade do SUS no Pará.
