A Prefeitura de Castanhal realizou, nesta segunda-feira (22), a abertura oficial da V Semana do Bebê, uma mobilização voltada à promoção dos direitos das crianças e ao fortalecimento das políticas públicas destinadas à primeira infância. O evento reúne profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social, além de representantes de instituições parceiras e da comunidade.
Realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a cerimônia contou com a presença de José Arnô, articulador estadual do Selo UNICEF pela Fundação Peabiru; Vânia Holanda, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Carmen Quadros, secretária municipal de Assistência Social; Rione Heringer, secretária municipal de Planejamento; Thays Leite, representando o prefeito Hélio Leite, que cumpria agenda em Brasília; e Adelma Dantas, articuladora municipal do Selo UNICEF em Castanhal e coordenadora da Semana do Bebê.
Segundo Adelma Dantas, a retomada da programação representa um importante avanço para o município. “Castanhal voltou a aderir ao Selo UNICEF e retoma a Semana do Bebê após vários anos sem realizar a iniciativa. Todas as unidades de saúde, educação e assistência social estarão envolvidas em ações de capacitação e fortalecimento das famílias, garantindo a promoção dos direitos das crianças”, destacou.
A iniciativa reforça o compromisso do município com o cuidado, a proteção e o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os primeiros anos de vida, fase considerada decisiva para a formação de cidadãos mais saudáveis e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A secretária de Assistência Social, Carmen Quadros, ressaltou que a programação já reflete os resultados alcançados pela atual gestão: “A adesão ao Selo UNICEF ocorreu no ano passado e agora já podemos apresentar os primeiros avanços. Durante a Semana do Bebê, todas as secretarias estarão envolvidas em ações voltadas à primeira infância e às gestantes, fortalecendo as políticas públicas e aproximando a sociedade desse tema tão importante”, afirmou.
A Semana do Bebê conta com o apoio do UNICEF e integra as ações do Selo UNICEF Município Aprovado. A programação busca fortalecer a articulação entre o poder público, instituições e a sociedade civil para ampliar o acesso à saúde, educação, proteção social e qualidade de vida para crianças e suas famílias.
Para José Arnô, Castanhal tem uma trajetória de destaque na promoção da primeira infância. “O município sempre foi referência na realização da Semana do Bebê. A primeira infância está no centro das ações do UNICEF para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Nesta edição, reforçamos especialmente a importância da vacinação infantil, buscando recuperar os índices de imunização por meio da atuação integrada entre os diversos setores”.
Durante a cerimônia, os participantes destacaram a importância do trabalho conjunto em defesa da primeira infância, reforçando que investir nas crianças é investir no futuro do município. A programação segue até o dia 25 de junho, com atividades voltadas para gestantes e famílias, além da apresentação de ações desenvolvidas pelas equipes da saúde, educação e assistência social.
Ao final do evento, Carmen Quadros demonstrou confiança no desempenho do município junto ao Selo UNICEF. “Castanhal está cumprindo todas as metas estabelecidas e segue habilitado para conquistar novamente o Selo UNICEF. Estamos trabalhando com dedicação para alcançar esse reconhecimento”, concluiu.


