Na última terça-feira (20), o município de Castanhal deu um passo importante para ampliar o acesso a cirurgias especializadas: uma comitiva de estudantes e profissionais da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) realizou visita técnica para avaliar a infraestrutura hospitalar local. O objetivo é viabilizar a vinda do projeto “Expedição Cirúrgica da FMUSP”, projeto que percorre o Brasil realizando procedimentos por videolaparoscopia.
Após a vistoria, os avaliadores destacaram que a cidade já conta com estrutura sólida, necessitando de poucas adequações para receber a ação. A parceria foi formalizada no gabinete municipal em reunião com o prefeito Hélio Leite, a vice-prefeita Mylene Costa e o secretário de Saúde Naldo Imperial.
“Estamos muito felizes em saber que a demanda reprimida de cirurgias eletivas será atendida com excelência. Castanhal está à disposição e agradecemos antecipadamente em nome daqueles que serão beneficiados”, afirmou o prefeito Hélio Leite.
A Expedição Cirúrgica da FMUSP mobiliza cerca de 100 profissionais voluntários, sendo a maioria médicos e enfermeiros, já passou por vários estados do Sul, Centro-Oeste e Nordeste e está a primeira vez no Norte do pais; utilizando uma logística avançada para levar tecnologia de ponta a regiões fora dos grandes centros médicos.

