O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Castanhal recebeu três novas ambulâncias em uma cerimônia realizada no Hospital Municipal de Castanhal. A entrega faz parte do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e tem como objetivo renovar a frota de ambulâncias desgastadas e melhorar a qualidade do atendimento pré-hospitalar de urgência.
O prefeito Hélio Leite destacou que a conquista das três ambulâncias é resultado de seus pedidos junto ao governo federal quando ainda era deputado federal. “Essa é uma vitória importante para a saúde pública de Castanhal e demonstra o compromisso da nossa gestão em buscar melhorias para a população”, afirmou.
O secretário de Saúde, Breno Santos, também esteve presente na cerimônia e ressaltou o compromisso da gestão em ampliar o atendimento à população. “Essas novas ambulâncias vão permitir que o SAMU 192 preste um serviço mais eficiente e rápido à população, reduzindo o tempo de resposta ao atendimento das urgências”, destacou.
A entrega das ambulâncias contou com a presença de diversas autoridades e a população local, que se mostrou satisfeita com a conquista. Com as novas ambulâncias, o SAMU de Castanhal está preparado para atender as necessidades da população de forma mais eficiente e segura.
Desde janeiro, o SAMU passa por uma série de ações para otimizar o serviço ofertado à população, sempre pensado na rapidez e no atendimento de qualidade.
No primeiro trimestre de 2025, o SAMU atendeu a 786 ocorrências, um aumento de 34,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Nosso objetivo é diminuir o tempo resposta de atendimento ao paciente e com isso, atender o maior número de ocorrências que forem solicitadas ”, reforçou o coordenador do SAMU, Thiago Lacerda.
A solicitação do Serviço é feita através da Central de Regulação das Urgências (CRU) e deve ser acionado pelo número 192.
ENTENDA:
Em 2024, Castanhal estava operando com apenas duas ambulâncias de suporte básico, sendo uma terceirizada, número abaixo do que preconiza o MS.
Agora, com a chegada das novas, teremos 3 ambulâncias de suporte básico na ativa e uma ficará como reserva técnica.
