Nesta sexta-feira (21) a Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu o primeiro mutirão de Combate à Dengue, com uma grande ação no bairro Jaderlândia. A coordenação da ação foi da Vigilância Epidemiológica e Endemias e envolveu 65 agentes.
Além da SESMA, participaram a subprefeitura do Jaderlândia e a Secretaria de Obras e Urbanismo.
O mutirão foi realizado das 8h às 12h com várias ações de prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“Trata-se da primeira grande ação para que consigamos reduzir os casos de dengue”, destacou o secretário de Saúde, dr. Breno Santos. “Em 2024, tivemos 1.766 casos notificados no município e precisamos reagir já que os meses de março, abril e maio foram os de maior notificação. Os mutirões nos ajudam a levar conscientização à população, ao mesmo tempo a intervenção de imediato em situações que trazer o risco da água parada e proliferação do mosquito”.
“A escolha do Jaderlândia foi baseada na necessidade apresentada no primeiro ciclo do LIRAa de 2025, sendo um dos bairros com o maior índice 4,4 (risco de surto)”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Kobayashi.
Neste 1º mutirão foram visitados mais de 1.300 imóveis (residencial, comercial e terrenos abandonados) que já tinham sido mapeados pelos agentes de endemia.
Além de uma limpeza e retirada de focos, foram coletadas amostras e aplicado o hipoclorito em algumas residências com foco.
A Vigilância Epidemiológica vai montar o calendário de mutirões nos bairros de maior índice de notificações, apontados pelo LIRAa.

