Seguindo o processo de investimento na cadeia produtiva do mel iniciado em maio deste ano, a Prefeitura de Castanhal, por meio das secretarias municipais de Agricultura (SEMADA) e Meio Ambiente (SEMMA), realizou a entrega de 355 caixas de mel para apicultores do município em cerimônia realizada durante a Feira Agropecuária de Castanhal (EXPOFAC), na quinta, 04/09.
O Prefeito Hélio Leite destacou a importância do incentivo à agricultura familiar, em especial, aos Produtores de mel e derivados, e ainda divulgou uma meta ousada para o municipio: fazer de Castanhal o maior produtor de mel do Estado do Pará.
É importante ressaltar que a madeira utilizada na confecção das caixas é oriunda de extrações ilegais apreendidas pela Secretaria de Meio Ambiente, que foi disponibilizada à Secretaria de Agricultura, que com apoio técnico da IFPA, ficou responsável pela produção das caixas.
O secretário de Agricultura, Francisco Carlos, enfatizou: “O projeto está apenas no começo, a apicultura tem grande potencial em nosso município e, com o apoio necessário, os produtores terão condições de aumentar tanto a produção, quanto a geração de renda.”
Durante evento de entrega das caixas, também foram entregues 20 macacões e 20 fumigadores para os participantes das primeiras turmas dos cursos de capacitação.
É a primeira vez que Castanhal está investindo no fortalecimento da cadeia produtiva do mel com foco em novas oportunidades para o homem do campo, na geração de renda e no desenvolvimento sustentável. O trabalho coeso e em parceria com outros órgãos e instituições mostra que é possível transformar um problema ambiental em benefício direto para o municípío.
O projeto de incentivo à cadeia produtiva do mel tem parceria com o SENAR e a IFPA que promoveram orientações técnicas sobre a produção das caixas e cursos de capacitação sobre todo o processo do manejo do produto.







