O complexo da Feira da Ceasa, em Castanhal, tem passado por uma série de reformas e melhorias que já refletem diretamente na rotina de feirantes e visitantes. As intervenções foram planejadas para atender as principais demandas dos permissionários, promovendo mais organização e conforto em diversos setores; além de proporcionar uma experiência mais segura e agradável para os frequentadores.
Entre os beneficiados está o pequeno produtor Humberto Abreu da Silva, conhecido como Ceará, que há 40 anos trabalha na feira. Durante anos, ele utilizava papelão e lona azul como cobertura. Hoje, comemora as mudanças, pois o setor onde atua recebeu um novo telhado e calhas, garantindo melhores condições de trabalho.
“Sempre passava de prefeito para prefeito e a nova gestão fez o que a gente mais precisava, que era essa cobertura. E logo mais vem algo melhor ainda, que são as novas bancas. Agora dá para aguentar a chuva”, destacou Ceará.
A mesma opinião é compartilhada por Joelma Silva, Regiane Silva e Tatiane do Socorro, que trabalham com a venda de hortaliças e verduras. Elas ressaltam que as melhorias representam respeito à atividade exercida no local.
“A prefeitura está fazendo obras pra gente que ninguém fez. Com isso, conseguimos atender melhor os clientes, que já elogiaram. Assim, também aumentamos nossa renda e todos ficamos felizes”, afirmou Joelma Silva.
“A situação estava precária. Precisávamos muito dessa cobertura e não havia calha. Ficávamos expostos ao sol. Eu comprava sombrinha a cada três meses, mas o vento derrubava tudo, causando prejuízo”, relatou Regiane Silva, que atua na feira há 23 anos.


PADRONIZAÇÃO E MAIS HIGIENE COM A CHEGADA DAS NOVAS BANCADAS
O próximo passo será a entrega das novas bancadas, que vão padronizar o espaço e substituir os paletes e caixas de madeira utilizados atualmente.
“A SINFRA está de parabéns e tem todo o respeito das mulheres que trabalham aqui na feira da Ceasa”, destacou Tatiane do Socorro Pereira Lima.
Ela também enfatizou as mudanças já percebidas no local: “Antes estava horrível, muito sujo. Hoje está tudo mais organizado, melhorou o telhado, as bancas estão sendo finalizadas, trouxe o modelo para teste. Todos nós estamos felizes, há anos não era feita uma limpeza; havia muitas baratas e ratos, e isso tudo já foi resolvido”.
AÇÕES GARANTEM MAIS SEGURANÇA E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA) vem realizando serviços em diversos pontos da feira, com o objetivo de garantir mais segurança e tranquilidade para feirantes e visitantes. O secretário de Infraestrutura, José Alves Feitosa, destacou que, embora sejam intervenções simples, elas têm grande impacto na organização do espaço.
“Em relação ao telhado, não foi uma substituição total. Fizemos modificações, pois a estrutura anterior não era adequada. Instalamos calhas e melhorias que reduzem a entrada de chuva. E esse trabalho continua, com outras ações que em breve serão apresentadas”, explicou.
Paralelamente, o Shopping Popular Juvenal Andrade e o mercado de carne também passam por melhorias.
“No Shopping Popular, realizamos intervenções necessárias, como a troca do piso e reparos no telhado, que apresentava infiltrações. Hoje, esse problema foi praticamente resolvido. No mercado de carne, encontramos uma obra abandonada em situação crítica e fizemos os reparos necessários para garantir o funcionamento. Estamos finalizando esses serviços”, acrescentou.
Segundo o secretário, as intervenções são pontuais e incluem obras de drenagem que melhoram o escoamento de esgoto e águas pluviais. “Estamos trabalhando em conjunto com os feirantes para melhorar o ambiente, para que todos que venham à feira se sintam mais acolhidos e possam fazer suas compras com mais tranquilidade”, finalizou Feitosa.